Buscar
  • Rodrigo Giaffredo

Existe alguma especialização que garanta o sucesso?

Os profissionais que desejam usar metodologias ágeis como scrum e kanban, ou inovadoras como design thinking e lean, precisam ter mais do que apenas certificações técnicas. Neste artigo, Rodrigo Giaffredo revela a especialização mais importante para os profissionais do século XXI. Não importa se você deseja se atualizar profissionalmente, ou mudar de carreira, este texto pode te ajudar! Acompanhe agora, passo a passo, dicas práticas sobre como se tornar o profissional do futuro mais desejado pelo mercado de trabalho!


O que antes parecia impossível, agora literalmente à distância de uma decisão: tornar-se especialista nesse ponto específico pode ser a garantia de sucesso que sempre buscamos.

Existe alguma especialização que garanta o sucesso?

Existe, e por mais estranho que pareça, você vai perceber que eu não tô forçando barra nenhuma aqui.


E olha só, nem quero saber qual a tua área de atuação, nem a indústria em que você trabalha, nem se o mercado tá bom ou ruim. Porque simplesmente não importa. Quem se especializa nessa parada que eu vou te abrir aqui garante o sucesso, em qualquer época, em qualquer cenário, em qualquer circunstância.


Quer ser bem sucedido em qualquer coisa que decidir fazer? Bem sucedido mesmo, com tudo que isso significa. Feliz, pleno, completo, radiante, motivado, resiliente, e o caramba a quatro?


Especialize-se em dar a volta por cima.


Isso mesmo. Dar a volta por cima.


Porque se tem uma coisa que é certa nessa vida, é o fato de que nada dura pra sempre. Nada mesmo, pensa aí.


Dias bons, dias maus, dias mornos. Tudo passa. Não tô sendo pessimista não gente, mas pensa bem, a vida é um processo dinâmico. As coisas se arranjam e re-arranjam o tempo todo. Quando você pensa que tem certeza de um negócio, pimba! Entra em cena aquela variável imponderada, aquele lance que não tava no plano. Fala a verdade, quem aí nunca passou um susto desses?


E o interessante dessa reflexão é o verbo. “Passou”. Foi ou não foi? Repito, tudo passa. Até esse momento tenebroso em que de repente você está agora. Vai passar também, caso você aprenda e se especialize nesse lance que definitivamente é válido pra todos os aspectos da vida, inclusive o profissional.


E dar a volta por cima no contexto que eu tô te apresentando, não é sair por cima de alguém. Não é disso que eu tô falando. Eu tô falando de terminar um rolê turbulento num patamar mais elevado do que aquele em que você estava quando o rolê começou. É você por cima de si mesmo, melhor, novo, maduro, saca?


Antes de comprar cursos sobre metodologias ágeis como scrum e kanban, ou inovadoras como design thinking e lean, acesse nossos conteúdos gratuitos.


E como fazer isso acontecer na sua vida? Será que tem uma fórmula pra seguir que te ajude a se tornar expert em superação?


Olha cara, cada um tem seu jeito de superar as crises, e isso é parte da beleza de ser humano. A individualidade te fez ser o que você é, especial do seu jeito. Mas tem 3 características que eu percebi nesses 40 anos de vida, que são comuns aos craques em superação que eu conheci por aí. E eu quero compartilhar elas contigo, pra de repente te inspirar.


A primeira coisa que eu reparei naqueles malucos que não se deixam abalar pelas porradarias da vida é que nunca, em hipótese alguma, eles se fazem de vítimas. É impressionante a capacidade que essa galera tem de refletir sobre o que deu certo, o que deu errado, que dúvidas ainda restam e que iniciativas devem tomar pra virar o jogo. Não que eles não sintam o baque, não é isso. Mas eles simplesmente não perdem tempo procurando por culpados. Eles abominam colocar a própria vida e o próprio futuro nas mãos de quem quer que seja. Eles assumem a responsabilidade pela mudança, e isso é uma habilidade incrível.


O segundo ponto que me chama muito a atenção sobre essa gente é que nunca, de jeito nenhum, por nada nesse mundo, eles deixam de celebrar as vitórias, por menores que sejam. Isso era tão intrigante pra mim que um dia eu resolvi perguntar pruma amiga, que tava passando um perrengue sem igual, daqueles que a gente não quer nem em sonho sabe? Eu falei “cara, com tudo que você tá passando, por que tanta felicidade com esse negocito de nada?" Ela me disse assim: “palestrino, a vida é uma coletânea de hábitos, e os nossos hábitos no final vão gerar nossos comportamentos, e eu escolhi ser feliz nessa vida, então que lugar melhor pra começar do que criando o hábito de ser feliz sempre que der?” Achei aquela resposta tão sensacional que nunca mais esqueci, e peguei pra mim. E é tão fácil celebrar, e tão legal também!


O terceiro aspecto, e o mais sinistro na minha opinião, é o fato de eles sempre transformarem rejeição em feedback. Coisa de maluco, fala a verdade. A pessoa te dá uma porrada, te estraçalha com aquele comentário destruidor, e você pára pra refletir o quanto daquilo é verdade, e se vale a pena corrigir o curso pra se tornar uma pessoa melhor… é muita neutralidade pra minha cabeça, fala sério! Mas cara, faz muita diferença. Porque senão a gente corre o risco de cair na cilada de deixar as críticas apagarem nossa energia, e nos impedirem de seguir adiante no trabalho de auto-aperfeiçoamento, né? É difícil pacaramba, mas confesso que entendo e acho que essa habilidade tem que estar pesadona no blend…


Meu convite pra você: que tal começar já essa especialização? Não importa se você já montou ou não teu plano de desenvolvimento pro ano. Afinal, a decisão de não se vitimizar, celebrar as vitórias e transformar rejeição em feedback é só sua, não passa por ninguém e não precisa de nenhum centavo de investimento.


Ah, e antes que eu me esqueça, tem uma turma dessa especialização começando hoje, bem aí pertinho de você. Bora lá?



Rodrigo Giaffredo Palestrante, escritor, professor. Dedicado à formação de lideranças humanizadas, e à construção de ambientes profissionais psicologicamente seguros. Cofundador da Super-Humanos Consultoria. Eleito Top Voice Brasil pelo LinkedIn e Profissional de RH do ano pela ABTD Paraná. #recolocação #renovação #carreira #scrum #kanban #agile #designthinking #lean #inovação #sucesso #felicidade

0 visualização

®2019 por Protagonismo Humano na Era Digital. Todos os direitos Reservados.